sábado, maio 22, 2010

DAVI E GOLIAS


DAVI & GOLIAS


As Cinco Pedras Lisas

Leia o seguinte:

Thomas S. Monson: "Encontrando Seu Golias"

(extraído do livro Pathways to Perfection, pp. 9-12)



Os registros antigos dizem-nos que Golias tinha três metros de altura. Ele usava uma armadura de bronze e uma couraça. Sua lança era tão pesada que o homem mais forte de sua equipe mal conseguia levantá-la ou lançá-la. Seu escudo era o maior que alguém já tinha visto ou ouvido falar, e sua espada tinha uma lâmina temível.

Este campeão do acampamento filisteu levantou-se e desafiou às tropas de Israel: "Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. " (1 Samuel 17:8.)

Seu desafio era de que se ele fosse derrotado pelo guerreiro israelita, em seguida, todos os filisteus se tornariam servos dos israelitas. Por outro lado, se ele fosse vitorioso, os israelitas se tornariam seus escravos. Golias bradou: "Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai me um homem, para que ambos pelejemos". (1 Samuel 17:10.)

E assim, por quarenta dias o desafio se repetiu, acompanhado apenas pelo temor e tremor. E todos os homens de Israel,quando viram o homem Golias, "fugiram dele, e temiam grandemente." (1 Samuel 17:24.)

Houve um, no entanto, que não tremia de medo, nem corria assustado. Ao contrário, ele enrijeceu a espinha dos soldados de Israel com sua pergunta penetrante de repreensão : "... Não há uma causa?... Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; o teu servo irá e pelejará contra este filisteu. " (1 Samuel 17:29, 32.) Davi, o menino que apascentava ovelhas, tinha falado. Mas ele não falou apenas como um menino que apascentava ovelhas. Pois as mãos de Samuel, um profeta de Deus, tinham sido colocadas sobre sua cabeça e ungido-o, e o Espírito do Senhor veio sobre ele.

Saul disse a Davi: "Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde sua mocidade." (1 Samuel 17:33.) Mas Davi perseverou, e vestido com a armadura de Saul, se preparou para enfrentar o gigante. Ao sentir o peso de sua veste, David dispensou a armadura e tomou o seu cajado na mão, escolheu cinco pedras lisas do ribeiro, e colocou-as na sua bolsa de pastor, e com seu estilingue na mão, ele aproximou-se do filisteu.

Todos nós recordamos a exclamação de Golias: "Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus?... Vinde a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu, e às bestas do campo ". (1 Samuel 17:43-44).

Então Davi disse: "Tu vens a mim com espada, e com uma lança, e com um escudo, mas eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

"Este dia o Senhor te entregará na minha mão... E toda a terra saberá que há um Deus em Israel.

"E toda esta congregação saberá que o Senhor não salva com espada e lança: porque do Senhor é a guerra, e ele vos dará em nossas mãos.

"E aconteceu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar se com o filisteu.

"E Davi pôs a mão na sua bolsa, e tomou dali uma pedra, e gírou-a, e feriu o filisteu na testa, de modo que a pedra encravou lhe na testa; e ele caiu sobre o seu rosto em terra.

"Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu e o matou...." (1 Samuel 17:45-50).



Leia o texto a seguir e peça aos jovens para identificarem as pedras com os nomes sugeridos pelo Pres. Monson - Coragem, Esforço,Humildade, Oração, Dever



"A pedra de coragem será essencial para sua vitória. Quando examinamos os desafios da vida, aquilo que é fácil raramente é certo. Na verdade, o caminho que devemos seguir, às vezes, parece impossível, impenetrável, sem esperança.

Não vamos esquecer a pedra do esforço, esforço mental e esforço físico. . . A decisão de superar uma falha ou corrigir uma fraqueza é um importante passo no processo de fazê-lo. "Lança a foice com o todo poder", não foi dito em relação apenas ao trabalho missionário

Deve haver em nossa seleção a pedra da humildade, pois não nos foi dito através de revelação divina que, quando somos humildes, o Senhor, nosso Deus, nos guiará pela mão e dará resposta às nossas orações?

E quem sairia para a batalha contra seu Golias sem a pedra da oração? Lembrando que o reconhecimento de um poder superior a si mesmo não é, de forma alguma, humilhante, ao contrário, isso nos exalta.

Finalmente, devemos escolher a pedra do dever. Dever não é simplesmente fazer a coisa que devemos fazer, mas fazê-lo quando devemos, quer gostemos disso, ou não.

Armado com esta seleção de cinco pedras polidas, a serem usadas com o poderoso estilingue de fé, temos então, que armar-nos com força da virtude, que nos deixa firmes; então, estaremos prontos para enfrentar o gigante Golias, onde, quando e como for. (Thomas S. Monson, extraído do livro Pathways to Perfection, pp. 22.)

Nenhum comentário: