segunda-feira, agosto 03, 2009

BRIGADEIROS

Brigadeiros

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (365 g)

3 colheres (sopa) de chocolate em pó (Nestlé, de preferência)

1 colher (sopa) de manteiga

1 pacote de chocolate granulado (100 g)

Modo de Fazer:

1. Numa panela, junte o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Misture bem para dissolver o chocolate.

2. Leve ao fogo brando, mexendo sempre com uma colher de pau.

3. Quando a massa se desprender do fundo da panela, após cerca de 10 minutos, passe-a para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.

4. Unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros, passando-os pelo chocolate granulado.

5. Coloque em forminhas de papel ou de alumínio.

Dica: Para guardar brigadeiros por até 3 meses, congele-os nas próprias forminhas de servir. Disponha-os em camadas, separadas por uma folha de papel filme ou de alumínio. Cubra a última camada com o papel e tampe bem. No caso de usar bandejas descartáveis, coloque-as em um saco plástico, retire todo o ar e feche bem.

Para descongelar, deixe a embalagem intacta à temperatura ambiente por cerca de 2 horas; Durante o descongelamento, não se deve abrir a embalagem para evitar que os docinhos suem, molhando as forminhas e comprometendo a apresentação.

Brigadeiro de Duas Cores

2 latas de leite condensado

2 colheres (sopa) de manteiga

100 g de chocolate meio amargo picado

1 gema

açúcar peneirado

15 cerejas em calda cortadas em 4 fatias

1. Leve ao fogo baixo 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga e o chocolate picado. Sem parar de mexer, deixe até que a massa se desprenda do fundo da panela. Retire, despeje num prato untado e reserve.

2. Leve ao fogo baixo a outra lata de leite condensado com a manteiga restante e gema. Mexa sempre, até que a massa se desprenda do fundo da panela. Retire, despeje num prato untado e deixe esfriar.

3. Enrole pequenas porções de cada massa. Passe-as pelo açúcar peneirado. Junte uma bolinha clara e uma escura numa forminha de papel ou de alumínio e decore com uma fatia de cereja no meio.

Brigadeiro Prestígio

2 latas de leite condensado

2 colheres (sopa) de manteiga

200 g de coco ralado

3 colheres (sopa) de chocolate em pó (Nestlé)

1. Junte 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga e 100 g de coco relado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que se desprenda do fundo da panela. Despeje a massa num prato untado e reserve.

2. Misture a outra lata de leite condensado com a manteiga restante e o chocolate. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Passe a massa para um prato untado e deixe esfriar.

3. Enrole uma pequena porção de massa de coco. Abra uma porção de massa de chocolate na palma da mão. Coloque no centro a bolinha de massa de coco. Junte as bordas e enrole o brigadeiro.

4. Passe os brigadeiros no coco ralado restante. Coloque-os em forminhas de papel ou, se quiser, embrulhe-os em papel celofane.

Brigadeiro Croquete

1 lata de leite condensado

100 g de chocolate meio amargo picado

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (sopa) de manteiga

100 g de biscoito Maria picado

100 g de chocolate granulado

1. Leve ao fogo baixo o leite condensado, o chocolate picado, o mel e a manteiga, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.

2. Acrescente o biscoito picado, misture bem e retire do fogo. Passe para um prato untado e deixe esfriar.

3. Enrole pequenas porções de massa em forma de croquetinhos. Passe-os no chocolate granulado e coloque-os em forminhas de papel.

Brigadeiro Surpresa

½ lata de creme de leite

200 g de chocolate meio amargo

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga

50 cerejas glaçadas ou em calda, bem escorridas numa peneira (ou uva Itália sem semente)

1 xícara de chocolate granulado (150 g)

1. Aqueça o creme de leite numa tigela refratária em banho-maria. Desligue o fogo.

2. Adicione o chocolate picado e misture bem para dissolver. Deixe esfriar. Reserve.

3. À parte, misture o leite condensado com a manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Junte o creme de chocolate que ficou reservado e misture bem.

4. Leve à geladeira por, pelo menos, 12 horas (ou uma noite).

5. Abra pequenas porções de massa na mão. Coloque uma cereja (ou uva) no centro. Feche as bordas e enrole os brigadeiros.

6. Passe os brigadeiros pelo chocolate granulado e coloque-os em forminhas de alumínio.

Dicas: Querendo um “Brigadeiro Surpresa” mais cremoso, use 1 lata inteira de creme de leite com 2 tabletes de chocolate meio amargo (400 g). Como esta massa é muito delicada, os brigadeiros devem ser mantidos na geladeira até a hora de servir ou passados em chocolate derretido para formar uma casquinha.

By Rebeca Romcy

Nenhum comentário: