quarta-feira, março 31, 2010

As três árvores

                                                     As três árvores

Havia,no alto da montanha,3 pequenas árvores que sonhavam com o que seriam depois de grandes...
A primeira,olhando as estrelas,disse:
- Eu quero ser o báu mais precioso do mundo,cheio  de tesouros.
para tal,até me disponho a ser cortada.

A segunda olhou o riacho e suspirou!
- Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.

A terceira árvore olhou o vale e disse:
- Eu quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que,as pessoas ao olharem para mim,levantem seus olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram,e certo dia vieram 3 lenhadores e cortaram as 3 árvores,todas muito anciosas em serem transformadas naquilo com que sonhavam.
Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos !
Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais,coberto de feno.
A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca,carregando pessoas e peixes todos os dias.
E a terceira,mesmo sonhando em ficar no alto da montanha,acabou cortada em altas vigas e colocada de  lado em um depósito.
E todas as 3 se perguntava desiludidas e tristes:
- Para que isso?
Mas,numa certa noite,cheia de luz e de estrelas,onde havia mil melodias no ar,uma jovem mulher colocou seu nenem recém-nascido naquele cocho de animais.
E de repente,a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo!
A segunda árvore,anos mais tarde,acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco,mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco,o homem se levantou e disse:" PAZ " !
E num relance,a segunda árvore entendeu que estava carregando o rei dos céus e da terra.
Tempos mais tarde,numa sexta-feira,a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um  homem foi pregado nela.Logo,sentiu-se horrível e cruel.
Mas logo no domingo,o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade,e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu ilho Jesus Cristo ao olharem para ela.
Às árvores haviam tido sonhos...
Mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.
Temos os nossos sonhos e nossos planos que,por vezes,não coincidem com os planos que Deus tem para nós;e,quase sempre,somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia.
È importante compreendermos que tudo vem de Deus,acreditarmos,termos fé,pois Ele sabe muito bem o que é melhor para cada um de nós.


mensagem dada pela irmã Adelita para as moças de Vila Àurea.

terça-feira, março 30, 2010

Bênção Patriarcal

                                                A Respeito da bênção Patriarcal

O que é? Como consigo uma?


Por que ela é importante?

Seguem-se as respostas para algumas das perguntas mais frequentes a respeito das bençãos patriarca
Muitos membros da Igreja começam a pensar em receber sua bênção patriarcal na adolescência.A
seguintes informações podem ajudá-lo a compreender e preparar-se para receber sua bênção patriarcal.


                 O que é uma bênção patriarcal?

Uma bênção patriarcal tem dois propósitos principais. Em primeiro lugar, o patriarca será inspirado a declarar sua linhagem —a  tribo de Israel a que você pertence. Em segundo lugar, guiado pelo espírito de profecia,o patriarca pronunciará bênçãos e pode também fazer promessas, advertências e admoestações que se aplicam especificamente a você. Sua bênção patriarcal pode salientar certas coisas que você é capaz de alcançar e bênçãos que poderá receber, se exercer sua fé e viver dignamente.



              Por que a linhagem é importante?


Todo membro da Igreja pertence a uma das doze tribos de Israel. Aqueles que não são descendentes literais são “adotados” na casa de Israel por meio do batismo. O conhecimento de sua linhagem pode ser um guia

útil em sua vida, porque o fato de pertencer a uma das doze tribos lhe proporciona as bênçãose missões específicas de cada tribo. As bênçãos que Jacó deu a seus filhos (que estavam à frente de cada uma das tribos) encontram-se em Gênesis 49.


                  Quem pode dar uma bênção patriarcal?


Patriarca, na verdade, é um ofício do Sacerdócio de Melquisedque, tal como

élder ou sumo sacerdote, e um patriarca é chamado e ordenado especificamente para dar bênçãos patriarcais. Você receberá sua bênção do patriarca de sua própria estaca ou lugar mais próximo,se na sua estaca não houver um patriarca. Se você estiver morando num lugar em que não existam estacas, seu bispo ou presidente de ramo saberá como ajudá-lo a tomar as providências para que você receba uma bênção.
você for descendente direto de alguém que seja patriarca (como seu avô, por exemplo),pode receber sua bênção diretamente dele,mesmo que ele não more em sua estaca.

                      Quem pode receber uma bênção patriarcal?
Todos os membros da Igreja têm o direito de receber uma bênção e devem fazê-lo,independentemente de quanto tempo são membros da Igreja.

                     Que idade preciso ter para receber uma bênção?
Não há uma idade estabelecida. Você deve ter idade suficiente para compreender a naturezasagrada da bênção.


                       Como é dada a bênção?
 
O patriarca colocará as mão sobre sua cabeça e dará a bênção por meio de inspiração.Ela será uma orientação revelada para você. A bênção, então, será transcrita, para que você tenha uma cópia por escrito para estudar durante toda a vida. A Igreja também guardará uma cópia de sua bênção para o caso de você perder a sua.

                        Como consigo uma bênção patriarcal?
Marque uma entrevista com seu bispo. Ele determinará se você está pronto e digno e pode dar-lhe uma recomendação ou ajudá-lo a preparar-se para recebê-la. Depois de receber sua recomendação, você pode entrar em contato com o patriarca para marcar um horário. Pergunte ao bispo ou ao patriarca quem poderá acompanhá-lo em sua bênção,como, por exemplo, seus pais. E leve sua recomendação no dia marcado.

                       Como posso saber se estou preparado?
O desejo de receber uma bênção patriarcal deve partir da disposição de conhecer e cumprir a vontade de Deus para sua vida.A curiosidade ou a pressão exercida por outras pessoas não é o motivo certo para

se receber uma bênção. O bispo ajudará a determinar se você está preparado para a bênção.

                            Como posso preparar-me?
Você deve fazer todo o possível para achegar-se ao Senhor. A oração, o jejum, o estudo das escrituras, a meditação e o arrependimento podem ajudar. As preocupações com as coisas do mundo devem ser deixadas de lado para essa ocasião sagrada.


                           Como devo me vestir?
Você deve usar suas roupas de domingo.

                          Quando as promessas de minha bênção serão cumpridas?

Em algumas ocasiões, as bênçãos patriarcais  revelam coisas de nossa vida pré-terrena.Mas na maioria das vezes, elas são um guia  para a vida presente e futura. Como as bênçãos são de natureza eterna, elas podem incluir possibilidades que estão além da vida mortal.
                      
                        Todas as promessas de minha bênção serão cumpridas?

Todas as bênçãos baseiam-se em sua fidelidade e no momento certo determinado pelo Senhor. As bênçãos também podem ser cumpridas de diversas formas durante a vida,dependendo de seu crescimento, capacidade e condições.

                       Devo deixar que outros leiam minha bênção?
sua bênção com os membros de sua família e
Sua bênção é pessoal, algo entre você e seu Pai Celestial. Você pode compartilhar sua bênção com os membros de sua família e outras pessoas próximas. Mas a bênção deve ser guardada e jamais deve ser comparada com a de outras pessoas.
A bênção patriarcal pode ser de grande valor durante toda a sua vida. Preparar-se para as promessas de sua bênção e viver de modo a ser digno de recebê-las são coisas que podem aproximá-lo de seu Pai Celestial nesta vida e ajudá-lo a retornar à presença Dele na vida futura. ■
 
                      UMA BÊNÇÃO CUMPRIDA



“Às vezes alguém fica preocupado porque  uma promessa feita em uma bênção patriarcal ainda não se cumpriu (…) Isso não significa que a bênção não será  cumprida. É bom saber que as coisas acontecem
no devido tempo do Senhor, nem sempre no nosso. As coisas de natureza eterna não têm fronteiras.
Desde a existência prémortal .até nossa existência além do véu da morte, nossa existência é uma vida eterna.”



Presidente Boyd K.  Packer.
(liahona março 2004)              
.

segunda-feira, março 22, 2010

Forte o suficiente

Historia Pessoal e Familiar

O Presidente Spencer W. Kimball disse: “Insisto com todo o povo desta igreja que dê séria atenção à história da família, que os pais e avós sejam incentivados a escrever seus diários, e que ninguém faleça sem deixar memórias para seus filhos, netos e demais pósteros. Este é um dever e uma responsabilidade e convido todos a começarem a fazer com que as crianças também escrevam uma história pessoal e um diário”.

O que Deve Conter um Registro da Família?

O Élder Joseph Fielding Smith disse que informações específicas devemos incluir nos registros da família: “É necessário mantermos um registro exato de nossos familiares e registrarmos corretamente as datas de nascimento, casamento e morte, ordenanças e de tudo o que seja vital. Todo acontecimento importante em nossa vida deve ser registrado por nós, individualmente”.

Um registro de família deve incluir histórias pessoais e familiares e um diário. Um livro de recordações, álbuns de fotos e anotações sobre eventos que ocorreram em nossa vida, bem como certidões de nascimento, casamento, premiações, diploma e outros certificados também podem fazer parte desse registro.

História pessoal é um registro de nossa vida e pode conter histórias e relatos de nossos sentimentos.



Os tópicos a seguir podem ser incluídos na história pessoal:

1. Nome completo.

2. Nascimento: dia, mês e ano; casa, hospital, ou outra localidade

onde tenha nascido; cidade, estado, país; situação da família na

época do nascimento.

3. Pai: nome completo; data e local de nascimento; nome do seu pai;

nome de sua mãe.

4. Mãe: nome de solteira; data e local de nascimento; nome do seu pai; nome de solteira de sua mãe.

5. Irmãos e irmãs: nomes; datas e locais de nascimento; nomes dos cônjuges e dos filhos; outras informações.

6. Bênção: data em que recebeu um nome e foi abençoado—dia, mês e ano; onde foi abençoado—ala ou ramo, estaca ou distrito, cidade, estado, país; por quem foi abençoado.

7. Batismo: onde—ala ou ramo, estaca ou distrito, cidade, estado, país; quando—dia, mês e ano; por quem e onde foi batizado.

8. Confirmação: quando—dia, mês e ano; onde—ala ou ramo, estaca ou distrito, cidade, estado, país; por quem.

9. Bênção patriarcal: data, local e nome do patriarca.

10. Escolaridade: quando e onde se deu a alfabetização, escolas que freqüentou, professores preferidos, certificados ou diplomas recebidos, experiências mais importantes.

11. Casamento: com quem; dia, mês e ano; local da cerimônia—cidade, estado, país; como foi o namoro e a cerimônia do casamento.

12. Memórias de infância: aventuras, acidentes, pensamentos, incidentes engraçados, amigos etc.

13. Experiências que aumentaram a fé: pessoais; na vida de outros

membros da família, que tenham afetado a sua; as circunstâncias que envolveram sua conversão à Igreja.

14. Saúde: registro incluindo doenças e acidentes.

15. Vida familiar: deveres de casa, atividades no lar, relacionamento

com irmãos e irmãs, lugares onde viveu, viagens com a família; férias, animais de estimação.

16. Talentos e passatempos: talentos musicais e artísticos, capacidade

criativa; aulas e cursos; coisas que gosta de fazer.

17. Objetivos e planos para o futuro: realizações nos negócios, no emprego, na vida familiar e na Igreja.

18. Outros incidentes: inclua experiências religiosas.

19. Se possível, inclua fotos para embelezar sua história.

História da Família

A história da família deve incluir grande parte da mesma informação constante na história pessoal. Peça a seus familiares, sempre que possível, que forneçam informações pessoais. Registre histórias, incidentes e outras informações que você tenha recebido ou que conhece a respeito de seus avós e antepassados já falecidos. Elas podem incluir:

1. Nacionalidade;

2. Datas e lugares onde residiu;

3. Ocupações.

4. O primeiro membro da família que se converteu à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; nome dos missionários que lhe ensinaram o evangelho.

Para seus filhos, faça um registro de nascimentos, mortes, casamentos, datas das ordenanças realizadas, missão etc., bem como certificados de eventos importantes. Incentive seus filhos a escreverem sua própria história e guardar seus próprios registros.

Diário

O diário deve conter anotações diárias ou semanais de experiências atuais. Deve ser como que a ferramenta para manter um registro de experiências pessoais importantes.

O Presidente Spencer W. Kimball desafiou todas as famílias a “instruir seus filhos, incentivando-os a escrever um diário de suas atividades importantes, principalmente quando deixarem o lar para estudar ou servir como missionários”.

Seguem-se algumas sugestões do que pode ser incluído no diário:

1. Metas, esperanças e aspirações;

2. Experiências no trabalho;

3. Problemas e maneira como foram resolvidos;

4. Alegrias e tristezas com familiares;

5. Relacionamento com os outros;

6. Pensamentos mais profundos;

7. Experiências que promovam a fé;

8. Eventos familiares importantes;

9. O triunfo sobre a adversidade;

10. Experiências especiais de aprendizagem;

11. Testemunho pessoal;

12. Conselhos para as gerações futuras.

O Élder Theodore M. Burton aconselhou: “Nós, como povo, devemos descrever nossa vida e experiências pessoais, para deixar um registro sagrado aos nossos descendentes. Devemos proporcionar-lhes a mesma fonte enaltecedora de força que as escrituras antigas nos proporcionam atualmente”.

Como Começar

Há uma forma simples de começar a guardar registros. De acordo com Élder Boyd K. Packer, “se você não sabe por onde começar, comece consigo mesmo. Se não sabe que registros procurar e como consegui-los, comece com o que tem”.

Podemos começar reunindo documentos: certidões de nascimento; certificados de bênção, batismo, ordenação e formatura; diplomas; premiações, fotografias etc. Guarde toda informação escrita, registrada ou gravada, referente a sua vida. Guarde esses itens em caixas, pastas ou arquivos. Escolha, divida e reúna tudo em três períodos principais de sua vida: infância, juventude e maturidade. Tendo reunido esse material, pode começar a preparar sua história pessoal.

Os registros escritos não são a única maneira de guardar informação.

A história pessoal e familiar pode também ser gravada em fitas. Ao preparar uma gravação, é útil seguir um roteiro, mantendo os eventos em ordem cronológica.

Em primeiro lugar, consiga um caderno e anote hoje algumas das coisas delineadas nesta lição. Se tiver um computador pessoal, pode registrar e armazenar as informações nele.

Date os registros e numere as páginas. Inclua o nome completo das pessoas e dos lugares. O sucesso virá com a organização de seu tempo, reservando um período regular para escrever.



Desafio

Comece hoje mesmo a preparar sua história pessoal.

Planeje uma noite familiar especialmente para trabalhar em sua história da família. Se já não o estiver fazendo, comece a escrever um diário, no qual registrará os eventos importantes de sua vida.

Fonte: Manual Básico da Mulher SUD

quinta-feira, março 18, 2010

terça-feira, março 16, 2010

Um Novo Progresso Pessoal online vai ajudar você a:


• Trabalhar as experiências e projetos de valor no computador.

• Encontrar recursos online para aprimorar as experiências dos valores.

• Acompanhe as experiências concluídas e projetos.

• Mantenha um diário online Progresso Pessoal.

• Notificar os pais e os líderes quando tiver terminado cada meta.

• Imprimir um livro completo (incluindo o seu diário) quando você terminar as metas.





Maiores informações:

http://www.lds.org/pa/yw/pp/cs/index.html

abaixo imagens do site

Progresso Pessoal Online

terça-feira, março 09, 2010

Uma moça

“Uma moça é linda quando sua virtude não pode ser questionada; quando sua estabilidade e fé na igreja são firmes.



Uma moça é linda quando é sincera e humilde: quando ela olha para uma criança com afeição e para um sofredor com compaixão.



Ela é linda porque tem um sorriso e uma palavra animadora para os que encontram. A beleza não fica apenas na face, mas certamente, é medida pelo caráter e a doçura de sua disposição.”



(Pres. Harold B.Lee )"

fonte: Keyty

quinta-feira, março 04, 2010

METAS DA ATIVIDADE VIRTUDE


Vocês lembram,que fizemos algumas metas na atividade que tivemos na conferência de jovens 2010,sobre VIRTUDE,então aqui está um cartaz para lembrá-las destas metas.
Vocês estão conseguindo cumprir com as metas?
Se ainda não começaram,ainda está em tempo,lembrando que as metas foram feitas para todas nós,líderes e jovens.
Então vamos ao trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!
É só procurar o gráfico do Livro de Mórmon,começar ler e pintar,temos até novembro para terminar a leitura.

quarta-feira, março 03, 2010